A empreitada épica do Flight Facilities

Publicado originalmente em 31/01/2013 @ MyCool

Meu principal objetivo no MECA 2013 – realizado no último sábado em hotel fazenda em Xangri-Lá, como tínhamos anunciado aqui – era ver o DJ Set do duo australiano Flight Facilities. Com uma performance muito boa – tanto tecnicamente quanto em feeling e repertório –, saí de lá livre-leve-e-faceiro, com as expectativas correspondidas.

Eis que ontem, ainda no clima, resolvi ouvir um DJ Mix deles que tava na minha to do list desde o seu lançamento no Soundcloud, há uns 20 dias: a primeira parte do Flight Facilities for ‘triple j Mix Up Exclusives’. Quanto mais eu ouvia, mais perplexo eu ficava de QUÃO FODA era tudo aquilo – os caras tinham mixado com maestria um monte de coisa boa dos anos 70 [sendo boa parte versões originais!] com recortes de áudio de momentos históricos da época.

Dando uma lida no blog dos FF, deu pra sacar do que se trata: convidados pelo projeto da rádio australiana triple j – em que um artista apresenta nada mais nada menos que QUATRO DJ MIXES em UM MÊS –, os Flight Facilities mostraram que são nerds pra caramba e transformaram a limonada em um coquetel siciliano ciborgue devorador de rottweilers alemãos. Como?!, vocês perguntam. Muito simples, eu respondo: transformando cada mix em documentos históricos de dez anos, viajando de 1972 até 2012.

Pra entregar tudo isso no último outubro, foram necessárias horas e horas de pesquisa [com mais de 10 mil músicas ouvidas, segundo eles], criação de alguns edits pra poder encaixar melhor nas transições e mais horas e dias pra pesquisar os principais acontecimentos globais de cada ano. Feita a pesquisa, as mixagens das tracks seguem uma ORDEM CRONOLÓGICA – o que facilmente comprometeria um trabalho de fluidez e continuidade em um Mix, mas não, OS CARAS CONSEGUIRAM FAZER TUDO DESCER SUAVE –, com os recortes históricos aparecendo conforme o ano da música que está tocando [!!!]. Sim, um trabalho brutalmente obsessivo e genialmente psicopata.

O Mix acima é , portanto, a primeira parte dessa viagem épica pelo maravilhozzo mundo da música, de 1972 a 1982, começando com Stevie Wonder e terminando com Queen & David Bowie [clique aqui para ver o set list]. E sim, o projeto foi ao ar em outubro, mas só agora eles começaram a soltar no Soundcloud, então aguardamos as próximas partes com ansiedade. Podem deixar que postarei aqui assim que elas forem vazando!

* Momento chato-moralista-necessário: Uma cena não se constrói com o hype. Se você gostou do set do Flight Facilities no MECA, procure dar um pouco mais de atenção à sua própria região. Existem incontáveis DJs dedicados e com uma pegada parecida com a dos FF buscando um lugar ao sol perto de você, é só se antenar.

** Desconsidere o fato do Mix ter uma hora. Vai passar voando [RISOS].

*** A história toda com mais detalhes, fotos e etc. tá lá no blog dos caras.

**** Veja a continuação dessa saga: parte II | parte III | parte IV

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s